"O importante na vida não é ser ou parecer, o importante é fazer construir e desenvolver com coragem, energia, confiança e otimismo. A vida só é digna de ser vivida, quando se faz algo pela vida em vida..."
A maior conquista da lei foi a conscientização da população de que a violência contra a mulher é um crime.

A Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa dois anos sancionada em agosto de 2006, a Lei nº 11.340 possibilitou avanços, mas, segundo entidades que prestam atendimento às mulheres, ainda falta muito para que ela seja totalmente implementada.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Como a crise pode afetar o seu emprego


Como a crise pode afetar o seu emprego


Tensão financeira já mostra sinais preocupantes para os trabalhadores do Brasil

Fonte: Jornal da Tarde


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, até o final de 2009, 20 milhões de pessoas em todo o mundo percam o emprego por conta da crise. Aqui no Brasil, a turbulência global ainda não sacrificou os trabalhadores. Mas há alguns sinais preocupantes. A montadora General Motors anunciou férias coletivas a cerca de 14 mil funcionários. A Fiat planeja fazer o mesmo.

“Algumas empresas precisarão reajustar seus custos e isso pode significar corte de pessoal”, afirma Sérgio Amad, professor de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas da FGV-SP. Os setores que dependem mais do crédito - como automobilístico, imobiliário e o comércio - tendem a sofrer impactos maiores. “Mas a maioria das empresas deve apenas parar de contratar.”
Desempregados podem enfrentar maiores dificuldades para encontrar uma oportunidade

Para Amad, quem está desempregado hoje vai se deparar com menos oportunidades no ano que vem. E quem já está trabalhando não vai conseguir pleitear aumentos com tanta facilidade como no passado. “O principal problema para o trabalhador em 2009 serão as negociações salariais”, avalia o professor.

Em 2007, quase 90% das categorias conquistaram um aumento superior à inflação. Neste ano, isso aconteceu em 70% dos casos. Em 2009, entretanto, os bons acordos não devem se repetir. “Em tempos de crise, os empresários ficam com o orçamento apertado e mais resistentes a qualquer conversa sobre aumento”, diz Amad. “E os trabalhadores, por temerem o desemprego, perdem poder de barganha nas negociações.”

O que você pode fazer

1) Procure as vagas para temporários. Os recém-formados e os desempregados devem aproveitar as contratações temporárias de Natal para conseguir um emprego ainda em 2008 - já que no ano que vem a abertura de postos de trabalho deve diminuir.

2) Procure se preparar para a vaga desejada. Ter conhecimento técnico, disposição para trabalhar e apresentação pessoal adequada ao cargo podem ajudá-lo a conquistar uma vaga. Experiência na área é um aspecto valorizado por quem contrata, se for o seu caso, valorize esta informação.

3) Não espere salários muito atraentes.“Não é hora de se focar na remuneração”, recomenda Mário Fagundes, da consultoria de Recursos Humanos Catho. “Em tempos de crise, as empresas abrem as vagas porque precisam de mão-de-obra. Porém, isso não quer dizer que elas tenham uma verba satisfatória para aquele cargo.”

4) Mostre seu valor. Quem já está trabalhando e quer preservar o emprego, a dica é se mostrar indispensável. “Ninguém é insubstituível, mas é fundamental que sua importância para a empresa seja reconhecida.”

5) Tenha uma atitude positiva. É importante mostrar competência, motivação e capacidade de trabalhar sob pressão.

Nenhum comentário: