"O importante na vida não é ser ou parecer, o importante é fazer construir e desenvolver com coragem, energia, confiança e otimismo. A vida só é digna de ser vivida, quando se faz algo pela vida em vida..."
A maior conquista da lei foi a conscientização da população de que a violência contra a mulher é um crime.

A Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa dois anos sancionada em agosto de 2006, a Lei nº 11.340 possibilitou avanços, mas, segundo entidades que prestam atendimento às mulheres, ainda falta muito para que ela seja totalmente implementada.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Secretárias têm ascenção vinculada

Elas se esmeram como assessoras porque têm carreira vinculada ao sucesso do executivo
Rodrigo Pereira | Fonte: O Estado de S. Paulo

O chefe de Juliana Coutinho foi promovido quatro vezes na IBM e hoje é executivo de Serviços Financeiros para América Latina. Juliana é sua secretária e acompanhou a ascensão do chefe. “Para minha carreira isso é excelente”, comemora. É mais um exemplo de que estabelecida a confiança, a carreira da secretária fica atrelada ao chefe e os sucessos são compartilhados. Hoje ela também é secretária de outro executivo da IBM, da área de Soluções.

Cláudia Stussi é secretária do empresário Abílio Diniz e está no Grupo Pão de Açúcar desde 1991. “Era época de crise, foi tenso, mas rico em aprendizado” avalia. Ela foi galgando posições e hoje diz que quanto maior o cargo, mais participa das decisões. Cláudia conta com o apoio de Sônia Ponzini. Elas dividem os horários para que o chefe nunca fique sem uma assessoria.
Tanto Cláudia como Sônia estão há cerca de 20 anos no mercado e sentiram grande mudança na profissão. “Antigamente a secretária nem podia falar. Hoje já se tem consciência de que somos seres pensantes e temos o dever de dar sugestões”, avalia Sônia.

As duas dizem ter um ótimo relacionamento com o chefe, uma combinação que envolve confiança, compromisso, respeito e, com certos limites, amizade.

Sobre o que é primordial para uma parceria entre uma secretária e um executivo dar certo, Sônia é bem direta: “Tem que ter empatia. A secretária controla a vida do chefe. Ele tem que confiar em você”.

Homens
José Paulo Adriani é formado em direito e trabalhou como professor de língua portuguesa. Em 1998, a universidade em que se formou (Universidade São Francisco - USF) precisou de um secretário para cuidar do registro acadêmico e o requisito era ser alguém de confiança.

Questionado sobre a predominância feminina no mercado, Adriani diz que na USF eram dois secretários e duas secretárias e hoje, na Uninove, seu atual trabalho, são três homens e uma mulher na secretaria. “Dominamos o mercado”, brinca.

Na verdade, em instituições é comum a presença do secretário. Adriani, por exemplo, é responsável pelo registro acadêmico. Preside o processo seletivo, despacha pedidos dos discentes e participa do colegiado . “90% dos problemas são resolvidos por nós, secretários, sem passar pelo reitor. Atuo como um gestor”, completa.