"O importante na vida não é ser ou parecer, o importante é fazer construir e desenvolver com coragem, energia, confiança e otimismo. A vida só é digna de ser vivida, quando se faz algo pela vida em vida..."
A maior conquista da lei foi a conscientização da população de que a violência contra a mulher é um crime.

A Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa dois anos sancionada em agosto de 2006, a Lei nº 11.340 possibilitou avanços, mas, segundo entidades que prestam atendimento às mulheres, ainda falta muito para que ela seja totalmente implementada.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Atitude no trabalho é tão importante quanto a competência

Consultor diz que profissionais competentes devem ter conhecimento, habilidade e disposição para executar as tarefas no ambiente corporativo
Lady Jane Ferreira | Fonte: Editoria Zap

Para ser um profissional competente e de sucesso é preciso desenvolver competências técnicas e comportamentais, principalmente conhecimento, habilidade e atitude. É o afirma o professor universitário e consultor de recursos humanos da Caixa Econômica Federal, Cláudio Queiroz.

No cenário atual do mercado há milhares de pessoas em busca de oportunidades de trabalho, enquanto as empresas fazem uma busca intensa à caça de profissionais qualificados – e nem sempre encontram as pessoas que precisam. Isso ocorre por conta da falta de preparo profissional e pessoal por parte dos candidatos. “Nem sempre temos o nível de competência exigido pelo mundo organizacional, que é cada vez maior. Os desafios no mercado de trabalho são intensos e o nível de empreendedorismo se faz necessário em todos os colaboradores”, diz o professor.

Para Queiroz, dizer que uma pessoa não é competente significa que o conjunto de competências técnicas e comportamentais não está completo, ou seja, ela precisa ter conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer), atitude e comportamento de entrega (querer fazer). “Muitas vezes as pessoas têm conhecimento e habilidade, mas falta a atitude. E o mundo organizacional é o resultado dessa entrega”, afirma.

De acordo com o consultor, é possível acumular conhecimento e habilidade, mas atitude e entrega dependem da disposição da pessoa ao executar determinada tarefa. O professor cita as principais atitudes necessárias para se tornar um profissional completo: flexibilidade, motivação, disciplina, respeito, dinamismo, humildade, persistência, iniciativa e resiliência (pessoa com capacidade de superar desafios). “Flexibilidade é a mãe da competência. Por meio dela é possível buscar todas as possibilidades para chegar a competência”, diz Queiroz.

O consultor afirma que um dos diferenciais do sucesso é a atitude. Para isso, o primeiro a se fazer é administrar a própria vida. Queiroz até desenvolveu uma espécie de roteiro para atingir este objetivo. “Conheça-se, pense sobre você. Quem sou eu? Quais os pontos fortes e a desenvolver? Quais as ameaças e oportunidades você tem no mercado? Defina objetivos. Faça estratégias, tenha o controle e execute.”

Queiroz ilustra o conceito do que é competência em uma frase. “Contrate atitudes e treine conhecimentos e habilidades.” Segundo o especialista, este é um mote muito utilizado por empresas estrangeiras e já está sendo adotado por companhias brasileiras.

Nenhum comentário: